Passar para o Conteúdo Principal

Mar de Sines / PROMAR

Cartaz do filme

O património marítimo de Sines, particularmente na sua componente piscatória, foi objeto de um documentário, produzido pela Câmara Municipal de Sines, com o apoio do PROMAR.

Com este projeto, designado “Mar de Sines”, a Câmara Municipal de Sines pretendeu valorizar o património piscatório local e permitir que cada vez mais pessoas sejam chamadas a apreciá-lo, a experimentá-lo, a protegê-lo e a vivê-lo a nível económico, desportivo, cultural, gastronómico, profissional e científico.

Tipologias de embarcações, rituais da pesca local, artes de pesca da região, espécies mais representativas, sustentabilidade ambiental e riqueza multicultural da comunidade piscatória foram alguns dos aspetos tratados no filme.

Ao compilar os testemunhos dos sinienses sobre o universo da pesca, o projeto contribuiu também para a coesão social do território em que se insere, numa comunidade onde a pesca foi sempre uma das principais fontes de rendimento das famílias e um dos seus mais fortes elementos identitários.

O filme está a ser objeto de um plano de apresentações em coletividades, entidades oficiais, feiras e mercados, instituições de ensino e festivais de cinema especializados, entre outras formas de promoção e disseminação.

Vencedor do prémio "Melhor Filme Etnográfico"
Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, Brasil
Selecionado para o festival EKOFILM, República Checa
Selecionado para o festival Zero Plus, Federação Russa

 

O documentário “Mar de Sines” foi um investimento é € 41 413,32, cofinanciado em 75% no âmbito do PROMAR - Programa Operacional Pesca 2007-2013 / Governo de Portugal - Ministério da Agricultura e do Mar / Fundo Europeu das Pescas / União Europeia. 

A ADL - Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejo foi o parceiro gestor do GAC Além Tejo.

 

Logos dos parceiros e cofinanciamento