Passar para o Conteúdo Principal

FMM Sines recebe maior prémio internacional de sempre

19 de Setembro de 2017

O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo é um dos seis festivais europeus premiados com o EFFE Award 2017. Entregue pela European Festival Association, em Bruxelas, no dia 18 de setembro, é o maior reconhecimento internacional que o FMM Sines recebe ao longo de 19 edições de existência.

Depois de ter sido um dos 715 festivais de 39 países europeus a receber o selo de qualidade EFFE 2017-2018 e de ter sido considerado um dos 26 Festivais Laureados, a consagração europeia do FMM Sines culmina com a atribuição do EFFE Award, entregue por um júri internacional a “seis dos mais influentes festivais europeus”.

Para o júri, o festival de Sines impressiona por promover “uma diversidade real - não um diversidade cosmética” e por constituir uma “celebração da arte, da vida e do cosmopolitanismo”.

A cerimónia de entrega dos prémios teve as presenças do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, do presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e do diretor artístico do FMM Sines, Carlos Seixas.

Luís Filipe Castro Mendes manifestou-se “muito feliz com uma distinção que representa uma consagração europeia a um festival fantástico em Portugal, que é o FMM Sines, que tem um aspeto cosmopolita, de música do mundo, de música altamente sofisticada, interessante e ao mesmo tempo ligada às raízes populares e tradicionais”.

Nuno Mascarenhas mostrou-se muito satisfeito pelo reconhecimento europeu de um trabalho desenvolvido ao longo de 19 anos. “Trata-se de um prémio que nos enche de orgulho, e que acaba por promover Sines, que para nós também é bastante importante”. O presidente da autarquia agradeceu ainda o apoio e presença do ministro da Cultura e também o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu ao projeto EFFE.

Carlos Seixas lembrou que, em duas décadas, cerca de de 3000 músicos, oriundos de mais de 120 países e regiões, tocaram para mais de 1 milhão de espetadores, numa pequena cidade na costa alentejana. “A visão do FMM Sines não mudou desde o início da sua viagem. Um festival de serviço público, guiado pelos valores artísticos. Um festival para promover a exposição às diferentes expressões musicais e culturais, combater o medo e aceitar a diferença”.

A par do FMM Sines, foram também premiados os festivais Altofest International Contemporary Live Arts Festival (Itália), European Film Festival Palic (Sérvia), Gdansk Shakespeare Festival (Polónia) e Utrecht Early Music Festival (Holanda). O Edinburgh International Festival, na Escócia, um dos maiores festivais do mundo, recebeu um prémio especial do júri.

A plataforma EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe é uma iniciativa da European Festival Association, com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu.

 

Vídeo sobre os festivais premiados, produzido pela organização.