Passar para o Conteúdo Principal

A magia do Natal no centro histórico de Sines

01 Dezembro 2017

O centro histórico de Sines recebe a edição de 2017 do Natal no Largo nos dias 9 e 10 de dezembro (sábado e domingo), com mercado tradicional e programa de animação dirigido às famílias.

No mercado tradicional de Natal participam cerca de 80 expositores, entre produtos regionais, iguarias de Natal e artesanato. O horário de abertura é das 10h00 às 23h00 no sábado e das 10h00 às 20h00 no domingo.

Os concertos no palco do Largo Poeta Bocage são o destaque do programa de animação. Estão marcados espetáculos com o Trio Edna (sábado, às 18h15), Fernando Daniel (sábado, às 21h30) e Gospel Collective (domingo, às 16h45 - NOVA HORA). Durante os concertos de Fernando Daniel e Gospel Collective haverá lançamento de neve.

A Praça Tomás Ribeiro recebe espetáculos de circo com o Palhaço Enano (sábado, às 17h00) e Tosta Mista – O Malabarista (domingo, às 15h00 - NOVA HORA).

Na cafetaria do Castelo decorrem demonstrações de cozinha ao vivo de entrada livre por Rita Matos – Naturalma (sábado, às 16h00), chefe Guedes – Casa do Médico (sábado, às 17h15), José Pereira - Agulha do tempo (domingo, às 16h00) e chefe Duarte Silva – Mirabusiness (domingo, às 17h15).

Também na cafetaria, realizam-se oficinas de cozinha para crianças (informações detalhadas e inscrições).

A Capela da Misericórdia será a sala de exposições da feira. Acolhe uma mostra de construções Lego® (com playzone e a presença do autor, Pedro Nascimento) e uma exposição de trabalhos alusivos ao Natal feitos pelos alunos das escolas básicas da cidade.

No sábado, às 21h00, na Praça Tomás Ribeiro, Cristina Fernandes, Pedro Sequeira e Ana Dias, do Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes de Sines, contam “A Verdade História do Pai Natal” numa sessão aquecida por chocolate quente.

Sábado e domingo, o espaço dos antigos CTT estará ocupado pelo Circo Louco, oficina de malabares, manipulação e movimento, para crianças maiores de 5 anos. Sessões às 15h00, 16h00, 18h00 e 19h00, com um máximo de 15 crianças por sessão (inscrições no local).

O Largo Poeta Bocage dá palco ao desporto, em ambos os dias, pelas 11h15. A Academia de Ginástica de Sines participa na feira com uma aula de ginástica para pais e filhos, no sábado. No domingo, o instrutor Tomané dirige uma aula aberta de Takedance alusiva à època.

As fotografias com o Pai Natal são tiradas na Praça Tomás Ribeiro, em ambos os dias, das 11h00 às 17h30.

Sábado e domingo, o Castelo é cenário da famosa máquina de fazer parar o tempo, uma ação para conhcer o funcionamento de uma câmera artesanal e tirar um retrato de família, à moda antiga (ação paga).

Sábado e domingo, às 10h30 e 14h30, o Pai Natal e os seus ajudantes desfilam pelo centro histórico.

O Natal no Largo é organizado pela Câmara Municipal de Sines, em parceria com a Junta de Freguesia de Sines e Escola das Artes do Alentejo Litoral e com o apoio de várias entidades.

» Programa completo