Passar para o Conteúdo Principal

OP Jovem Portugal: Vota no projeto de Odemira e Sines

1600cartaz opjovem 02 1 980 2500
05 Dezembro 2017

Odemira e Sines participam no Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJ), através da proposta “Um mergulho pelo futuro”, em votação até ao dia 22 de dezembro.

Apresentada por um grupo de jovens dos dois municípios, a proposta incide na área temática da sustentabilidade ambiental.

O objetivo do projeto, com um valor de 60 mil euros, é identificar zonas com necessidade de limpeza e conservação e promover a educação e adoção de práticas que levem a uma maior sustentabilidade das zonas costeiras.

A concretização da proposta envolve limpezas de praias com elevada procura turística realizadas por equipas de jovens dos dois concelhos com o apoio de entidades locais.

Outra das atividades da proposta é a realização de cursos e ações de mergulho com os alunos das escolas secundárias dos dois concelhos para levantamento de áreas prioritárias para ações de limpezas em portinhos de pesca, com a participação da comunidade piscatória

Finalmente, estão previstas ações de sensibilização junto da população, através de campanha de comunicação e exposições itinerantes com peças elaboradas a partir dos materiais recolhidos.

A proposta foi apresentada ao OPJ Portugal pelos jovens João Alfeirão, Maria Costa, Markus Lenehan, Patrícia Silva e Vânia Arsénio, residentes nos concelhos de Odemira e Sines.

Quem pode votar

Podem votar nos projetos finalistas todos os cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal, com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, inclusive.

Como votar

A votação decorre até 22 de dezembro, das seguintes formas:

Online

Em https://opjovem.gov.pt - Página própria do projeto “Um Mergulho pelo Futuro”: https://goo.gl/sg6WGm

Nota: É necessário fazer login para votar

SMS

Envio de SMS para o número 4310 (destinatário) e a mensagem 81 (espaço) cartão de cidadão [12 dígitos].

O que é o OPJ

O OPJ é um processo de participação democrática promovido pelo governo, através do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos podem apresentar e decidir projetos de investimento público no valor total de 300 mil euros. A iniciativa visa contribuir para a inovação e reforço das formas de participação pública dos cidadãos jovens, numa aposta no seu espírito criativo e potencial empreendedor.