Passar para o Conteúdo Principal

Da Tradição à Modernidade: As Comissões de Moradores do Concelho de Sines

25 Abril 2017
Adicionar a calendário 2017-04-25 17:06:00 2017-04-25 17:06:00 Europe/Lisbon Da Tradição à Modernidade: As Comissões de Moradores do Concelho de Sines Centro de Artes de Sines

A Câmara Municipal de Sines estreia no dia 25 de Abril, às 16h00, no auditório do Centro de Artes de Sines, o filme documentário integrado no projeto "Comissões de Moradores no Concelho de Sines: da Tradição à Modernidade". Na mesma sessão, será apresentado o livro "Sines na Revolução dos Cravos: a construção da democracia".

As comissões de moradores foram, no pós-25 de Abril, experiências de democracia nas comunidades. Os seus membros uniram-se, de forma voluntária, para escrever o seu próprio destino. Quando não existia saneamento básico, eletrificação, vias de comunicação, espaços de fruição cultural, habitação condigna, foram estes homens e mulheres que, unindo-se, procuraram resolver os seus principais problemas.

Foram ainda as comissões de moradores que procuraram preservar a tradição das comunidades rurais cada vez mais depauperadas, através da realização de atividades tradicionais, como os mastros ou os jogos populares, ou da recolha da poesia popular.

O projeto que se encontra a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Sines no âmbito do Programa Tradições da EDP tem como objetivo assegurar a sobrevivência das tradições populares numa zona que sofreu rápidas e profundas alterações socioeconómicas e registar a forma como as comissões de moradores as transpuseram para a nova realidade emergente e lhe deram continuidade.

O documentário em estreia no dia 25 de Abril foi um projeto coordenado pelo Arquivo Municipal de Sines e pela equipa constituída por Diogo Vilhena e António Campos, com a colaboração do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Reunir esse património imaterial e devolvê-lo à comunidade na forma de um documentário de modo a preservar a memória desses processos é uma das formas de atingir o objetivo, assim como o são a edição de um livro, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, e um extenso programa educativo dirigido à comunidade escolar.

O livro, intitulado "Sines na Revolução dos Cravos: a construção da democracia", foi coordenado por Raquel Varela e permite ao leitor compreender a história do concelho nos anos da Revolução, quando a democracia estava em construção.

Foto: A Comissão de Moradores do Paiol constrói o seu Salão de Convívio, inaugurado em 1982. Empréstimo do Centro de Trabalho do Partido Comunista em Sines.

EDP logo

 

 

 

 

Horário:

16h00

Local:
Centro de Artes de Sines