Passar para o Conteúdo Principal

Guia de respostas

Nesta página, procuramos guiá-lo/la pelas respostas que existem localmente para diferentes tipos de problema ou necessidade social. Como as instituições locais trabalham em rede, sempre que não conseguirem ajudá-lo na resolução do seu problema procurarão encaminhá-lo para as entidades parceiras. Se, após a leitura desta página, continuar com dúvidas sobre a quem se deve dirigir, contacte a área Intervenção Social da Câmara Municipal de Sines.

Tipos de necessidades

Carência económica

Se está a viver uma situação de carência económica (falta de rendimentos, alimentação, vestuário, etc.), dirija-se ao Serviço de Atendimento da Segurança Social, onde se faz a candidatura ao Rendimento Social de Inserção e se prestam outros apoios nesta área.

Pode também recorrer aos serviços da Associação Sines Solidária (loja social), da Santa Casa da Misericórdia de Sines (loja social e cantina social) e da Cáritas Paroquial (doação de bens e vestuário).

A Câmara Municipal ajuda os munícipes carenciados com descontos nos serviços que presta através do Cartão Social do Munícipe.

Carência de habitação

Se não dispõe de meios para adquirir ou arrendar habitação no mercado, contacte a área Intervenção Social da Câmara Municipal de Sines. Neste momento a autarquia não dispõe de fogos sociais vagos, pelo que não pode garantir uma resposta positiva a um pedido de habitação, mas tentará dar o encaminhamento que for possível ao seu caso.

O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana possui fogos com arrendamento de caráter social em Sines. No Portal da Habitação encontra os contactos e um formulário para pedido de habitação.

O Serviço de Atendimento de Segurança Social também presta apoio em matéria de habitação.

Cancro da mama

Se tem cancro da mama, contacte a Missão Coragem.

Consumidor

Se tem dúvidas sobre quais são os seus direitos enquanto consumidor utilize os serviços do atendimento gratuito da DECO na Câmara Municipal.

Criança / jovem em risco

Se conhece uma situação de criança ou jovem em risco, sinalize-a imediatamente à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

O projeto Intervenção Precoce, promovido pela Cercisiago, ajuda crianças entre os 0 e 6 anos em risco de atraso de desenvolvimento.

A Santa Casa da Misericórdia de Sines também trabalha nesta área através do seu lar de rapazes ("Lar Âncora").

Imigrante

Ver página Imigrante.

Mulheres em risco

A associação Intervir.com desenvolve um projeto específico para apoio a vítimas de violência doméstica e menores a cargo.

A Santa Casa da Misericórdia de Sines tem um centro ("Porto d'Abrigo) para vítimas de violência doméstica e outro centro ("Mãe Sol") para jovens mães solteiras e grávidas e/ou com filhos menores.

Pessoa com deficiência

A Cercisiago apoia a reabilitação de crianças, jovens e adultos com deficiência mental e multideficiência.

No Serviço de Atendimento da Segurança Social poderá informar-se sobre ajudas técnicas e outros apoios para pessoas com deficiência.

Pessoa com dependência de substância

O Instituto da Droga e da Toxicodependência tem um centro a funcionar em Vila Nova de Santo André.

Seniores

Ver página Seniores.

Contactos

Os contactos das entidades citadas nesta página podem ser consultados na página seguinte: