Passar para o Conteúdo Principal

Análises da qualidade da água

A Câmara Municipal de Sines tem implementado um programa de controlo de qualidade da água desde a sua produção até ao consumidor.

Quem monitoriza

A monitorização dos processos de tratamento e da qualidade da água distribuída em Sines é feita pelo Laboratório de Águas do Litoral Alentejano, entidade acreditada pelo Instituto Português de Acreditação. Os resultados são reportados à ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).

O que é uma água com qualidade

Uma água para consumo humano de boa qualidade caracteriza-se por não pôr em risco a saúde pública, ser agradável ao paladar e à vista dos consumidores e não causar a deterioração ou destruição das diferentes partes do sistema de abastecimento.

Além da água que sai da torneira, as análises permitem avaliar o próprio sistema, pois os parâmetros escolhidos determinam se eventuais problemas se registam na origem da água, no tratamento utilizado ou mesmo com o tipo de tubagens e canalizações usadas.

Onde conhecer os resultados

Os resultados trimestrais das análises da qualidade da água são publicados nesta página do site municipal (ver documentos abaixo), através de edital e do boletim Sines Municipal.

Hidrocarbonetos

São também disponibilizados nesta página os resultados das análises à presença de vestígios de hidrocarbonetos na água.

Documentos