Passar para o Conteúdo Principal

Recolhas de animais na via pública

São realizadas regularmente campanhas de recolha de animais abandonados. Nessas recolhas são preferencialmente recolhidos os animais que aparentem doenças e/ou mau estado físico geral, animais agressivos e fêmeas.

Os munícipes podem identificar e solicitar a recolha de animais abandonados nas suas áreas de residência e circulação, bastando para isso contactar os serviços municipais (ver contactos do Edifício Técnico de S. Marcos).

Os animais recolhidos são alojados no hotel canino do Hospital Veterinário ASSISVET, situado na Zona Industrial Ligeira 2, em Santiago do Cacém.

Os animais não reclamados pelos seus detentores no prazo de 8 dias são preferencialmente dados para adoção e, em último caso, sujeitos a eutanásia. A eutanásia é feita de acordo com as normas em vigor, visando causar o menor sofrimento possível. O animal é previamente tranquilizado e anestesiado e só após esse procedimento é praticada a eutanásia, sempre pelo médico veterinário municipal do concelho.

Animais mortos ou doentes na via pública

Caso encontre um animal morto ou doente na via pública, não toque no mesmo e alerte os serviços municipais (ver contactos do Edifício Técnico de S. Marcos).