Passar para o Conteúdo Principal

Jardins públicos

Jardins Públicos

Jardim das Descobertas

Construído no final da década de 1980, o Jardim das Descobertas localiza-se no limite ocidental da antiga linha de caminho-de-ferro, junto à Avenida General Humberto Delgado e ao Pavilhão dos Desportos. Com uma área de 7400 metros quadrados, o jardim situa-se numa zona de grande ocupação por serviços e comércio. Possui coreto e integra o pequeno edifício do Espaço Sénior do Jardim das Descobertas.

Jardim da Alameda da Paz

Seguindo o trajeto da antiga linha de caminho-de-ferro entre o Jardim das Descobertas e a Baixa de São Pedro, numa área total de 30 mil metros quadrados (de que já estão executados 18 mil), a Alameda da Paz é o grande parque urbano da zona norte da cidade. Contíguo ao parque localiza-se a antiga estação de caminho-de-ferro, atualmente a funcionar como escola de artes.

Jardim da Boavista

Pequeno jardim público (1496m2) localizado no Largo da Boavista, uma zona central da cidade junto à Av. Humberto Delgado.

Jardim da República

Também chamado de "Rossio”, pela importância de centralidade que teve desde que foi construído, na primeira metade do século XX, o Jardim da República de Sines está hoje integrado numa zona de comércio, serviços e habitação, cerca de 200m a norte dos Paços do Concelho. O jardim em si, embora não muito grande (3033 m2), tem espécies arbóreas de elevada estatura, já com bastantes anos (palmeiras e araucárias), cuja presença é muito forte.

Jardim das Escadinhas do Muro da Praia

Jardim em socalcos, formado por um conjunto de patamares, ligados por escadas e atravessado por um caminho ondulante. Construído na falésia no início do século XX, é um espaço de importância histórica e de memória da cidade de Sines, constituindo um importante eixo de ligação entre a zona antiga da cidade, a praia e o mar. Possui miradouro para a baía.

Jardim Público de Porto Covo

Inaugurado no final do verão de 2003, tem uma área de hectare e meio e nele cabem um amplo relvado, com bancadas informais para a prática de jogos, um miradouro, um percurso marginal para peões, patins e bicicletas, uma pequena praça, um parque infantil e estacionamentos. Localiza-se à entrada da aldeia (caminho municipal 1109), junto à Praia Grande, com vista panorâmica para o Atlântico. Em 2012, foi enriquecido com o Parque de Merendas Arnaldo Vilhena.