Passar para o Conteúdo Principal

Centro histórico de Sines

Centro Histórico de Sines

O centro histórico da cidade estende-se ao longo da falésia, do Castelo ao Forte do Revelim. Além das magníficas vistas para o Atlântico que se obtêm em toda a sua extensão, destaque, entre os pontos de interesse, para as ruas comerciais, em torno dos velhos eixos medievais (Ruas Cândido dos Reis e Teófilo Braga), o Largo dos Penedos (com a velha atalaia, onde os pescadores observavam o estado do mar) e a Rua Vasco da Gama, onde se terá situado o solar que motivou a sua expulsão de Sines ou mesmo, se confiarmos na tradição, a casa onde Vasco da Gama nasceu (nota: casa particular indisponível para visitas). À porta do centro histórico situa-se, desde 2005, o Centro de Artes de Sines, que faz a transição para a cidade moderna.

Eixos romanos

A Rua Direita (atual Rua Teófilo Braga, na foto) e a Rua da Praça (atual Rua Cândido dos Reis) são, desde a criação medieval da vila, os eixos estruturadores da malha urbana. De acordo com António Martins Quaresma, a primeira (este-oeste), paralela ao mar, era o "espaço económico de sociabilidade", equivalente ao eixo romano designado por decumanus. A segunda, em boqueirão (norte-sul), apontava para o mar e facilitava a crescente funcionalidade ribeirinha da vila (equivalente ao eixo romano designado de cardo).

A Praça Tomás Ribeiro (ou largo dos Correios), ponto de cruzamento das duas ruas, pode considerar-se o centro da cidade. Era aí que se situavam as principais igrejas (como a primitiva igreja matriz), o pelourinho (hipótese) e a câmara municipal. Foi o local do primeiro mercado. Algumas casas envolventes mantêm a traça pombalina.

Largos do Muro da Praia e Poeta Bocage

Um pouco mais abaixo, o Largos do Muro da Praia e o Largo Poeta Bocage são sítios privilegiados do ponto de vista paisagístico e monumental.

Situa-se nestes dois largos a grande maioria dos monumentos da cidade: Castelo, Igreja Matriz, Capela da Misericórdia, Estátua de Vasco da Gama (e também o Centro Cultural Emmerico Nunes). É, historicamente, a principal via de acesso à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Pesca.

Largo dos Penedos / Elevador dos Penedos da Índia

Alguns metros a oeste, o Largo dos Penedos da Índia é outro local especial, um ponto alto da barroca, situado perto da antiga atalaia, de onde se vigiavam os navios que passavam ao largo. Tem uma das melhores vistas panorâmicas para a baía e parte do casario. Um elevador faz, desde 2015, a ligação com a Avenida Vasco da Gama e a Praia Vasco da Gama.

Outras vias importantes

Algumas vias importantes do centro histórico são ainda a Rua Luís de Camões (antiga Rua do Norte), a Rua Carvalho Araújo (antiga Rua da Parreira), a Rua do Saco (época medieval), a Rua Miguel Bombarda (antiga Rua de São Salvador) e a Rua Alexandre Herculano (antiga Rua do Açougue).

Porto de pesca de Sines

A história de Sines foi, até há 40 anos, a história de uma vila piscatória. Hoje, a pesca continua a empregar centenas de homens e mulheres e a dar à baía de Sines um charme e um colorido únicos no Alentejo. Antes ou depois a sua refeição, no verão ou no inverno, uma visita ao porto de pesca e à marginal da praia Vasco da Gama, pode ser uma incursão ao centro emocional da cidade.

Roteiro do centro histórico de Sines

O Museu de Sines lançou em 2014 um mapa-roteiro do centro histórico de Sines, produzido no âmbito do Programa de Regeneração Urbana de Sines, cofinanciado por fundos INALENTEJO / QREN 2007-2013 / FEDER / União Europeia.

Pode descarregar o roteiro nas seguintes ligações:

Documentos