Passar para o Conteúdo Principal

Estátuas

Estátua de Vasco da Gama

Estátua de Vasco da Gama

A estátua de Vasco da Gama em Sines foi inaugurada a 19 de dezembro de 1970.

A reivindicação de uma estátua de Vasco da Gama era antiga. Em 1849, na monografia Breve Notícia de Sines, Francisco Luís Lopes defendia que a memória de Vasco da Gama fosse perpetuada em Sines, e queixava-se de que na vila não existia qualquer monumento que fizesse saber ao mundo que aqui tinha nascido o descobridor das Índias.

Em 1907, em visita à casa onde a tradição diz que Vasco da Gama nasceu, o poeta e político Tomás Ribeiro terá dado a ideia de ali se erguer um monumento ao navegador.

Em 1924, no quarto centenário da morte de Vasco da Gama, fez-se um peditório destinado à compra de um busto para ser colocado no Largo dos Penedos. Foi lançada a primeira pedra, mas o dinheiro angariado não foi suficiente para a aquisição.

Outra localização apontada para a estátua foi o Largo de Nossa Senhora das Salvas, junto à igreja mandada reerguer por Vasco da Gama. A inauguração da estátua nessa localização chegou mesmo a estar anunciada no programa das festas do quinto centenário do nascimento do navegador, em 1969. Era a localização preferida pela Câmara Municipal da altura, mas o Ministério das Obras Públicas não a aprovou.

Somente em 1970, e ainda por ocasião do quinto centenário do nascimento de Vasco da Gama, é que Sines veio a ter a desejada estátua, junto à torre oeste do Castelo de Sines, inaugurada pelos ministros do Interior e das Obras Públicas.

O autor da estátua, António Luís Branco de Paiva (1926-1987), foi um dos renovadores da escultura monumental portuguesa da segunda metade do século XX. O modelo da sua estátua de Vasco da Gama foi o retrato do navegador mandado executar para o Palácio dos Vice-Reis da Índia, em Goa, por D. João de Castro, em 1547.

Localização da estátua: Google Maps


Estátua do Bombeiro

Estátua do Bombeiro

Estátua de homenagem ao bombeiro localizada num ponto ajardinado da Av. General Humberto Delgado, em frente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sines. Inaugurada no dia 1 de dezembro de 1993. Autoria: Jorge Pé Curto.

Localização da estátua: Google Maps