Passar para o Conteúdo Principal

Casa de Vasco da Gama

Casa de Vasco da Gama

Local apontado por alguns historiadores como berço e morada de Vasco da Gama, a Torre de Menagem do Castelo de Sines recebe um centro de evocação da vida e das viagens do navegador e dos Descobrimentos portugueses.

Dada a escassez de objetos que pudessem ser reunidos num trabalho mais tradicional para esse efeito, a evocação é baseada numa instalação multimédia.

No espaço da Torre de Menagem é recriada, através das novas tecnologias, a biografia de Vasco da Gama, os espaços onde habitou no Castelo e as suas viagens e encontros pioneiros com povos e culturas desde a costa de África à Índia e à Ásia, com enfoque no que estas trocas comerciais, culturais e mentais tiveram na criação do mundo moderno e do universalismo.

Ao serviço das escolas de Sines e de todo o país, turistas e visitantes em geral, a instalação apresenta um caráter interativo que torna estimulante a visita, pois o utilizador pode escolher o que quer explorar em cada fase do percurso. Tem também um caráter inclusivo, dado que está preparada para todos os níveis etários e para visitantes cegos e surdos.

Mais informação