Passar para o Conteúdo Principal

Seminário em Sines debate tutorias em contexto escolar

28 de Agosto de 2019

O Centro de Artes de Sines recebe, no dia 25 de outubro, o I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa.

Com o acolhimento e apoio da Câmara Municipal de Sines, o seminário é uma organização do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sines.

O objetivo do seminário é a aproximar as comunidades científica e profissional, com o intuito de melhorar as intervenções em contexto escolar, nomeadamente, as tutorias.

Apesar de as tutorias funcionarem nas escolas há vários anos, até 2016 não existia um modelo teórico que sustentasse a sua implementação, nem formação técnica específica para o desempenho do papel de tutor. A tutoria sem orientações e metas educativas claras colide com as recomendações da literatura sobre as boas práticas neste domínio.

Nas modalidades de comunicações orais, mesa redonda de discussão e workshops, pretende-se que o seminário se constitua como uma simbiose entre investigadores e profissionais técnicos em contexto escolar.

Informações sobre programa e inscrições disponíveis em http://www.sines.pt/p/tutorias.