Passar para o Conteúdo Principal

Delegação de Inhambane, Moçambique, visitou Sines

11 de Novembro de 2019

Um grupo de dignitários da província de Inhambane, no sul de Moçambique, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, a 8 de novembro, nos Paços do Concelho.

A visita da delegação moçambicana a Sines teve como principal objetivo conhecer a experiência deste concelho no setor turístico.

Reconhecida pelas suas praias de excelência e pela sua biodiversidade, a província de Inhambane é responsável por 60% do turismo moçambicano. O objetivo, no entanto, é continuar a crescer.

O presidente da Câmara Municipal de Sines transmitiu ao grupo, em traços gerais, a estratégia municipal no setor turístico, e enumerou os principais valores que o concelho possui neste domínio, do património histórico à costa preservada, passando por eventos "âncora" como o Festival Músicas do Mundo.

No final da visita, o grupo moçambicano visitou a estátua de Vasco da Gama, que nasceu em Sines e aportou em Inhambane na sua viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia.

A delegação de Inhambane em Sines foi composta por Fredson Buscar (diretor provincial da Cultura e Turismo de Inhambane), Luís Machava (delegado provincial da Agência de Promoção, Investimento e Exportação), Williamo Tunzine (presidente do Conselho Autárquico de Vilankulo), José da Cunha (presidente da Associação Provincial de Hotelaria e Turismo), Yassin Amuji (presidente da Associação de Turismo de Vilankulo) e Anifa Bassano (assessora económica do governador da Província de Inhambane).

A visita esteve enquadrada numa ação da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.