Passar para o Conteúdo Principal

Município prepara colóquio sobre história portuária

17 de Setembro de 2016

Na sequência das escavações de emergência realizadas em 2013 no Largo Poeta Bocage, vários vestígios arqueológicos vieram colocar em causa o conhecimento acerca da relevância de Sines na Época Moderna. Identificaram-se dois enterramentos relacionados com a escravatura, dando vida a uma outra pista para o circuito mundial das rotas de escravos.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de Sines iniciou um projeto de investigação, coordenado pelo Arquivo, acerca do passado atlântico de Sines.

Entre 7 e 9 de setembro de 2017, terá lugar o colóquio “Sines e o seu Porto. História e Património”, com o apoio da Administração do Porto de Sines. Neste colóquio, que contará com a presença de vários investigadores portugueses e internacionais, irá debater-se não só o papel do porto de Sines na história, mas também, de um ponto de vista nacional, os temas das rotas marítimas e comércio intercontinental, o património portuário português e a problemática da escravatura.

Será criada uma página web sobre o colóquio, mas pode já solicitar informações sobre como participar na iniciativa pelos contactos do Arquivo Municipal: Tel. 269 860 090; arquivo@mun-sines.pt.

Imagem: V.ª de Sines. Fonte: Museu da Cidade, Alexandre Massai, 1621.