Passar para o Conteúdo Principal

Visita ao Salgueiral da Galiza

22 Outubro 2016
Adicionar a calendário 2016-10-22 16:05:00 2016-10-22 16:05:00 Europe/Lisbon Visita ao Salgueiral da Galiza Evento Câmara Municipal de Sines e Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha

Visita ao percurso interpretativo do Salgueiral da Galiza (Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha). Conheça um dos tesouros naturais da região.

Inscrições abertas pelo telefone 269 860 012 ou pelo email ambiente@mun-sines.pt.

Transporte garantido para as primeiras 20 inscrições.

Sobre o Salgueiral da Galiza

Após o abandono da cultura do arroz nas várzeas da Lagoa de Santo André, a renaturalização dos seus solos tem vindo a ocorrer progressivamente. O salgueiral da Galiza é um exemplo desta renaturalização ocorrida nos últimos 30 anos.  

O percurso atravessa duas áreas de topografia e vegetação diferentes. A zona de montado, de maior altitude e declive e a zona do salgueiral correspondente a uma área de várzea lagunar. 

A área é de particular interesse para a observação do seu coberto vegetal, que pelas suas formas e tonalidades de verde conferem um traço único à paisagem.  Surpreenda-se com um bosque de salgueiros, de grande qualidade e raridade no contexto das zonas húmidas do sul de Portugal. 

Estes apresentam diversos estádios de desenvolvimento e estendem as suas raízes à superfície do solo formando uma rede radicular suspensa de dimensão invulgar. 

Também podem ser observadas aves aquáticas no observatório existente na parte de acesso condicionado do percurso.

Fonte: DCNF-Alentejo / Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha / Texto de Carla Correia

Horário:

Partida de Sines (parque de estacionamento junto ao ex-IOS), às 9h30.

Organização:
Câmara Municipal de Sines e Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha
Informação adicional:

Integrado no projeto "Passo a Passo", apresentado na prova de aptidão (PAP) da aluna Joana Costa do curso profissional de Técnico de Gestão do Ambiente (Escola Secundária Poeta Al Berto).