Passar para o Conteúdo Principal

Praias

Praia do Cerro da Águia

Em 30km de costa, o concelho de Sines tem praias para todos os gostos.

Praia Vasco da Gama

Integrada no tecido urbano da cidade de Sines e testemunha dos principais eventos da sua história - dos ataques dos corsários ao embarque de D. Miguel para o exílio -, a Praia Vasco da Gama faz parte do rosto de Sines e do coração dos sinienses. Adjacente ao Porto de Pesca, é uma praia urbana charmosa que merece ser visitada, tanto no verão como no inverno. A sua marginal é muito usada para passeios e prática de jogging. Sob a jurisdição da Administração do Porto de Sines, a linha de praia tem uma extensão de 360m. A proteção de dois molhes torna-a muito calma. Tem duches, lava-pés e instalações sanitárias (incluindo para pessoas com incapacidade motora).

Praia de S. Torpes

A praia mais concorrida do concelho tem a si ligada a lenda de São Torpes, cujo corpo martirizado terá vindo parar às suas areias no primeiro século da Era Cristã. A jangada de São Torpes é um tesouro etnográfico do Alentejo. Possui boas condições para a prática de surf. Tem um acesso viário pavimentado em estrada municipal e estacionamento para 696 lugares. É uma praia extensa, com 2000m de linha.

Praia de Morgavel

Praia não urbana com fácil acesso, boa oferta de estacionamento e vários restaurantes na envolvente. A extensão da linha de praia é de 350m. Possui boas condições para a prática de surf.

Praia de Vale Figueiros - Vieirinha

Praia associada a dunas, com acesso em caminho municipal e estacionamento pavimentado para 226 lugares. Tem boas condições para o surf e oferta de restaurantes.

Pequenas praias de Porto Covo

Não há praias como as praias de Porto Covo, uma das mais belas aldeias do país e, de certeza, uma das costas mais belas. Todo o recorte litoral da freguesia está cheio de pequenas praias de areia fina e água transparente, separadas por grandes rochedos, que parecem ter sido feitas para criar uma sensação de intimidade e exclusividade. As praias são de todos, mas dá vontade de dizer: escolha a sua! Samoqueira, Pequena e Buizinhos são alguns dos nomes destes tesouros tão pequenos quanto preciosos. Note-se que todas estas praias estão em boas condições sanitárias, mas que em algumas delas o acesso é difícil e não têm vigilância permanente.

Praia do Salto (naturista)

Uma das pequenas praias de Porto Covo é a praia do Salto. Situada entre o Cerro da Águia e a Cerca Nova, com um ambiente de privacidade e tranquilidade, faz parte desde 2002 do grupo restrito de praias naturistas reconhecidas oficialmente em Portugal.

Praia Grande de Porto Covo

A principal praia urbana da aldeia de Porto Covo. Tem uma extensão de frente de praia de cerca de 200m. Boas condições para o surf e bons estacionamentos. Proximidade de muitas outras pequenas praias a sul e a norte.

Praia da Ilha do Pessegueiro

Praia com extenso areal em frente a ilha do Pessegueiro. O canal da Ilha do Pessegueiro foi usado como porto de abrigo dos Cartagineses e Romanos na difícil subida da costa alentejana. Na Ilha, há a descoberto vestígios de uma fábrica de salga de peixe romana (será de peixe, “piscis”, que deriva o nome da ilha, e não da árvore de fruto). No século XVIII, houve planos para usar a Ilha para um grande porto de mar (ainda são visíveis os blocos que atestam o início da sua construção). Tem acesso viário pavimentado em caminho municipal e estacionamento para 131 lugares. Na arriba junto à praia localiza-se o Forte do Pessegueiro.

Praia da Costa do Norte

O cabo de Sines divide o litoral alentejano ao meio. A sul ficam as pequenas praias entrecortadas de rochedos. A norte, ficam quilómetros e quilómetros de areal contínuo, até à península de Troia. A Costa do Norte é toda uma outra forma de ser e viver a praia. É o domínio dos grandes espaços, do mar vigoroso. Devido à agitação marítima e aos fundos perigosos, esta praia está indicada para banhos, mas pode proporcionar uma experiência gratificante a quem procura isolamento e a pujança dos elementos.

Galeria